Pode parecer que não, mas os toldos ajudam a otimizar o consumo de eletricidade em casa. Dessa forma, o mais importante é saber escolher o tipo certo de toldo para cada espaço e desfrutar de uma casa muito mais confortável e sem gastar muito dinheiro nisso.
A principal função dos toldos é proteger a nossa casa do sol, especialmente nos meses de verão. Um bom toldo também oferece outras vantagens, pois permite reduzir o uso de dos sistemas de ar condicionado, que são um dos maiores inimigos da conta de eletricidade que chega todos os meses, reduzindo consideravelmente o nível de calor que entra em sua casa e, portanto, ajuda a economizar energia elétrica.
Outro ponto forte do toldo é a proteção da privacidade, já que ninguém gosta de baixar as persianas e aguentar o calor para se livrar dos olhares do típico vizinho fofoqueiro. Além disso, os toldos atuam como barreira protetora para seus móveis e utensílios domésticos, pois, ao impedir a passagem da radiação solar, evita sua descoloração evitando que fiquem feios e degradados.
Na hora de escolher o seu toldo deve-se levar em consideração várias coisas. No entanto, o mais importante é o tecido da tela para o toldo, pois é por ele que os raios solares vão se filtrar.
Dependendo da cor da tela escolhida para o toldo, o nível de reflexão e absorção térmica da tela irá variar, a densidade e o peso da tela ou seus métodos de fabricação e acabamentos também são fundamentais para escolher uma boa tela para o toldo, todos esses fatores podem reduzir o nível térmico que atinge as várias partes da casa em mais de 40%.
A grande maioria das pessoas pensa no toldo como um complemento para se proteger do sol nas horas mais quentes do dia, mas, na realidade, é muito útil ao longo do dia.
Habituar-se a baixar o toldo, mesmo quando não está na divisão, ajudará a manter a casa fresca ao longo do dia. Deve-se levar em consideração que o nível de isolamento térmico da nossa casa também varia em função de outros fatores como a localização da nossa casa, sua orientação ou o tipo de janelas que possuímos.
Por exemplo, se as janelas da nossa casa são de alumínio, quando o sol bate nelas absorvem muita temperatura, por isso passam a ser fontes de emissão de calor para dentro da casa, como se estivéssemos ligando um radiador, o que reduz o efeito do ar condicionado.
Ao colocar um toldo ou estore exterior evitamos a incidência solar nas janelas, e consequentemente eliminamos a emissão térmica para o interior da casa. Isso não acontece, por exemplo, com as janelas de PVC, por serem feitas de plástico não concentram calor, por isso são mais isolantes, mas mesmo assim a radiação solar continuaria a entrar pelo vidro.
Hoje em dia é possível ter toldos automatizados em sua casa, pois graças aos sistemas de motorização dos toldos e aos sensores climáticos, esta ação de abrir e fechar o toldo será muito mais fácil e confortável não aumentando a conta de luz.