Casas, empresas e edifícios inteligentes aproveitam a conectividade de dados com e sem fio, o uso de sensores e sistemas de informação automatizados e software preditivo, para tornar esse espaço inteligente. Um dos benefícios desse sistema é a economia na climatização com a incorporação de toldos e persianas.
A automação residencial permite otimizar o aproveitamento da energia investida no aquecimento ou refrigeração da casa, graças a sensores e sistemas informáticos que utilizam modelos que regulam a temperatura da casa, tendo em conta a temperatura ambiente, o número de pessoas, o hora do dia, etc. Obviamente, as janelas desempenham um papel importante nesses modelos.
Como uma abertura para o mundo exterior, a janela é um dos elementos de construção mais importantes da casa. Externamente, é um fator que faz parte da fachada da casa. Por dentro, contribui para o conforto dos moradores.
A combinação de janelas e persianas, permite que a luz natural entre de forma significativa e, portanto, aumenta o conforto térmico e visual. No inverno, a proteção confiável contra o frio e o uso do calor solar vêm em primeiro lugar.
No verão, os cômodos são impedidos de superaquecimento. Cada estação garante que a luz suficiente entre sem reflexos, enquanto cria transparência e contato com o mundo exterior.
O jogo de incorporar estores e toldos no sistema de controle da casa inteligente, permite utilizá-lo de forma a permitir a entrada de luz exterior, minimizando as trocas de energia térmica com o ambiente. Com isso, é possível economizar no ar condicionado, otimizando o uso da energia e o custo do consumo de energia elétrica e ajudando a poupar na eletricidade.
Acabaram-se os dias em que as persianas, toldos e cortinas eram manuseados com a mão. O motor assume o trabalho elétrico, os controles automáticos garantem que estores, toldos, venezianas e portões funcionem de forma confortável e confiável. Os sistemas automáticos de proteção solar reagem à luz, vento, temperatura e precipitação.
No inverno, as cortinas precisam ser constantemente fechadas à noite para evitar a perda de calor pelas janelas. Elas devem estar abertas durante o dia para que a radiação solar através do vidro da janela possa ser usada para gerar energia.
No verão, cortinas, toldos e outros elementos de sombra móveis reduzem a exposição ao sol. Isso cria conforto e economiza energia que, de outra forma, seria necessária para o ar-condicionado.
Graças aos temporizadores e sensores inteligentes, você não precisa mais se preocupar com isso. Suas cortinas abrirão e fecharão automaticamente se fizer mais sentido em termos de energia para você.
As persianas automáticas abrem e fecham sozinhas, mesmo se você estiver de férias e tiver um tarifário de internet móvel, por exemplo. Os potenciais ladrões são dissuadidos desta forma, pois perceberão que há pessoas morando na casa. O
Evite manivelas entediantes. Basta pressionar um botão e suas cortinas, toldos e cortinas abrirão e fecharão por conta própria. Por meio de um temporizador, o controle é totalmente automático.
Com a tecnologia de comunicação sem fio para diferentes frequências, você pode controlar toda a sua casa confortavelmente com seu smartphone, tablet ou PC. O sistema de comunicação bidirecional também informa a qualquer momento sobre o status atual de seus produtos.
Imagine que você sai de casa em pleno sol. De repente, as nuvens de tempestade estão subindo e você se pergunta se tudo é à prova d’água em casa. Basta olhar para o seu celular e você será informado sobre o estado atual da sua casa.
Se necessário, feche as janelas de tejadilho e conduza os toldos quando estiver em movimento. Em seguida, o sistema dá uma resposta imediata se todos os comandos foram executados corretamente. Além de persianas, toldos e portas de garagem, muitos outros aparelhos podem ser controlados e automatizados.
Tudo isso são apenas exemplos das vantagens que o mundo da automação aplicada aos toldos e persianas podem fazer por isso. Vivemos na era da tecnologia e a sua casa tem todo o potencial para entrar nesse mundo.